Grupo de Associadas Atletas em 1940


Desfile de Atletas antes de Competição



Associados Fantasiados


Vista da Lagoa


 

 

Em 1930 um grupo de idealistas, liderados por Plínio Augusto de Camargo fundava, às margens do Rio Tietê, o Clube Esportivo da Penha, o nosso clube!
O rio, de águas limpas e rápidas, cujo leito passava onde hoje se encontra o nosso Ginásio Principal, proporcionava aos primeiros associados dois esportes: natação e remo. Em piscinas flutuantes os penhenses aprendiam os primeiros mergulhos. Em uma pequena construção, que servia de vestiário e sede, eram realizados aos domingos à tarde, bailes denominados “domingueiras”, dando início à vida social de seus associados. O Clube vinha crescendo, não só em número de associados como também na diversificação dos esportes. Participava dos torneios promovidos pelas federações esportivas, tendo mesmo se sobressaído no atletismo, natação,

remo, basquete e boxe, revelando inclusive alguns recordistas paulistas de natação. Sua primeira atividade no atletismo foi a “Volta da Penha” criada em 1931, a segunda corrida mais antiga do Brasil. Anos depois, com a retificação do leito do Rio Tietê e a consequente perda do rio, o clube sofreu sensível evasão de sócios que só foi superada com a construção de uma piscina olímpica. A piscina, um sonho quase impossível à época, só foi possível graça aos esforços de abnegados diretores e foi inaugurada em clima de festa. A evolução e mordernização do clube é uma atividade constante e a meta do clube é sempre investir os resultados obtidos em benefício dos associados.


 


Piscina Flutuante, 1940


Volta da Penha, 1940